VIADUTO SANTA IFIGÊNIA,
A PÉROLA ART DÉCO FORJADA NA BÉLGICA
Em 1904, foi apresentado à Câmara Municipal o projeto
de um viaduto que ligaria o Largo de São Bento ao
de Santa Ifigênia. Quatro anos depois, o engenheiro e
arquiteto Júlio Micheli venceu a concorrência para a
construção. As obras começaram em 1910 e a estrutura
metálica foi toda importada da Bélgica.
A inauguração ocorreu em 1913.
A dupla, o Viaduto Santa Ifigênia
O viaduto possui 225 m de comprimento por 13,6 m de
largura. Mais de 750 mil libras esterlinas foram gastas
para concretizar sua construção. Por conta disso, acredita-se
que foi aí que começou a dívida externa da cidade, já
que esse valor foi um empréstimo da Inglaterra.
"Ele é uma das raras marcas eternas da cidade de São Paulo.
Os casarões desaparecem e dão lugar à edifícios, que por
sua vez se transformam e dão lugar a outros.
Tudo muda. Uma característica da cidade é esse
movimento, essa rapidez, mas o viaduto permanece alí,
há quatro ou cinco gerações." observa
o artista Marco Angeli.
A ligação entre a Igreja de Santa Ifigênia e o mosteiro
de São Bento não foi batizada casualmente com
o nome de Santa Ifigênia.
Ilustração original
A história da santa tem uma forte ligação com um
mosteiro. Ifigênia foi princesa da Etiópia, filha do
imperador Égipo. Quando jovem, foi oferecida em sacrifício
pelo próprio pai. Momentos antes de morrer, ela invocou o
nome de Jesus como boa discípula de São Mateus e foi salva
das chamas. Depois desse milagre, Ifigênia fundou o primeiro
convento de seu país. Prometida em casamento ao príncipe
Itarco, recusou o matrimônio e teve seu monastério
incendiado. Salvando-o das chamas com as próprias mãos,
Santa Ifigênia passou a ser considerada a santa protetora
dos lares e daqueles que lutam pela casa própria.
A atual igreja é muito frequentada, principalmente no
dia 22 de setembro, dia da santa.
Transcrito da revista RSVP, setembro 2006
A PÉROLA ART DÉCO FORJADA NA BÉLGICA
Em 1904, foi apresentado à Câmara Municipal o projeto
de um viaduto que ligaria o Largo de São Bento ao
de Santa Ifigênia. Quatro anos depois, o engenheiro e
arquiteto Júlio Micheli venceu a concorrência para a
construção. As obras começaram em 1910 e a estrutura
metálica foi toda importada da Bélgica.
A inauguração ocorreu em 1913.
A dupla, o Viaduto Santa Ifigênia
O viaduto possui 225 m de comprimento por 13,6 m de
largura. Mais de 750 mil libras esterlinas foram gastas
para concretizar sua construção. Por conta disso, acredita-se
que foi aí que começou a dívida externa da cidade, já
que esse valor foi um empréstimo da Inglaterra.
"Ele é uma das raras marcas eternas da cidade de São Paulo.
Os casarões desaparecem e dão lugar à edifícios, que por
sua vez se transformam e dão lugar a outros.
Tudo muda. Uma característica da cidade é esse
movimento, essa rapidez, mas o viaduto permanece alí,
há quatro ou cinco gerações." observa
o artista Marco Angeli.
A ligação entre a Igreja de Santa Ifigênia e o mosteiro
de São Bento não foi batizada casualmente com
o nome de Santa Ifigênia.
Ilustração original
A história da santa tem uma forte ligação com um
mosteiro. Ifigênia foi princesa da Etiópia, filha do
imperador Égipo. Quando jovem, foi oferecida em sacrifício
pelo próprio pai. Momentos antes de morrer, ela invocou o
nome de Jesus como boa discípula de São Mateus e foi salva
das chamas. Depois desse milagre, Ifigênia fundou o primeiro
convento de seu país. Prometida em casamento ao príncipe
Itarco, recusou o matrimônio e teve seu monastério
incendiado. Salvando-o das chamas com as próprias mãos,
Santa Ifigênia passou a ser considerada a santa protetora
dos lares e daqueles que lutam pela casa própria.
A atual igreja é muito frequentada, principalmente no
dia 22 de setembro, dia da santa.
Transcrito da revista RSVP, setembro 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário