domingo, 24 de agosto de 2008

REVISTA CARAS/RSVP JUNHO 2006 by Marco Angeli


Em maio de 2006, fui convidado pela revista RSVP,
publicação de Caras, para desenhar São Paulo.
O convite de seu editor, Kike Martins, claro, me entusiasmou...
eu desenho a cidade há
anos, é uma das coisas que mais gosto em meu trabalho.
Durante alguns meses, dei sequência á esse trabalho,
escrevendo inclusive sobre a São Paulo que desenhava.

A primeira matéria, o parque do Ibirapuera

O texto da matéria:

MARCO ANGELI FAZ RASANTE
SOBRE O PARQUE DO IBIRAPUERA

'Ele nasceu e se criou em São Paulo, mas já rodou o mundo
com seus desenhos, aquarelas e pinturas à óleo.
Marco Angeli, 53 anos, é um apaixonado pela cidade e a usa
como principal fonte de inspiração para trabalhos que já foram
expostos em São Paulo, no Rio, nos Estados Unidos e na
Europa.
'Apesar de expor raramente, nunca deixei de pintar.
Não houve um ano sequer em que eu sentisse falta da pintura
em minha vida' afirma o artista, que já fez registros da cidade em
vários estilos e suportes diferentes.
Começou fazendo caricaturas em um jornal...

Aqui, um aparte.
Isso não é verdadeiro, uma confusão com outro Angeli,
o verdadeiro cartunista, meu primo.
Essa confusão foi comum em certa época.
Na realidade comecei com publicidade, fui diretor de arte e
diretor de criação de algumas agências, além da que montei.

...depois passou a fazer pinturas abstratas e, á partir
de 1990 investiu em obras mais figurativas.
na obra exposta nesta página, Marco trabalha com desenho
em carvão e tinta acrílica sobre tela á partir da imagem
captada por um fotógrafo posicionado sobre o Monumento
das Bandeiras, na confluência das Avenidas Brasil, Brigadeiro
Luis Antonio e República do Líbano.
A perspectiva inusitada, com o Obelisco da Revolução de 1932,
o lago e as árvores do parque do Ibirapuera ao fundo compõem
uma imagem interessantíssima.

Um dos desenhos que fiz, e não foi publicado:
noite, Avenida Nove de Julho

A escultura de Victor Brecheret, que aparece em primeiro plano,
demorou 17 anos para ser concluída. As obras começaram em 1936
e só terminaram em 1953, quando enfim foi inaugurada.
É uma espécie de "pirâmide" paulistana, pois sua construção
consumiu nada menos do que 240 blocos de granito com cerca
de 50 toneladas cada!
Outro dos não publicados: a Catedral da Sé

Em uma operação mais do que complexa para aquela época,
eles foram trazidos um a um de uma pedreira em Mauá
através de precárias estradinhas de terra.'

O original do desenho do Parque do Ibirapuera, 2006

Vou postar aqui, assim que conseguir organizar o
material, algumas das outras edições de RSVP/CARAS
que tem o trabalho de São Paulo.

Marco Angeli, agosto de 2008


2 comentários:

  1. Seu blog é muito interessante, maravilha seus desenhos.
    Voltarei!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. AMEEEEEI SEUS DESENHOS!!!

    Parabéns!!!

    Tenho especial carinho pelas imagens desenhadas
    da Catedral da Sé.

    Mariluce

    ResponderExcluir