segunda-feira, 8 de junho de 2009

SÃO PAULO, MEMÓRIA by Marco Angeli


A cidade de São Paulo nunca deixou de estar presente
em minha pintura.
Talvez pelo amor que tenho à essa cidade, onde nasci e que
me fascina, talvez pela riqueza do tema, práticamente
inesgotável (pesquiso a memória da cidade há mais de 10 anos já,
e me surpreendo sempre), ou talvez pela insistência de meus
clientes que também adoram essa cidade barulhenta.
Mas não importa, o fato é que continuo a pintar e,
de certa forma, contribuo como posso para mostrar que
essa cidade, em alguns momentos cruel, estressante,
também teve e tem seu lado belo, de poesia,
de romantismo talvez.


Praça do Patriarca, 1930, São Paulo.
210 x 110 cm, carvão, acrílico e pastel  sobre canvas



Praça do patriarca, detalhe

As pinturas que coloco aqui foram produzidas em maio
de 2009 e fazem parte da coleção de Luiz Fernando Sodré Santoro,
que, enquanto pessoa física, é o maior colecionador
de meu trabalho. Tenho mais de 25 trabalhos que
foram feitos para ele ou para Dora Santoro, entre retratos
como o de sua filha Mariana, alguns para Otávio, seu filho,
outros de cidades como New York, e muitos de São Paulo.
Por vários motivos, isso é um motivo de orgulho para mim.
Principalmente pelo gosto inequívoco que Fernando
tem pela arte.


Rua XV de novembro c. 1910, São Paulo.
210 x 110 cm, carvão, acrílico e pastel sobre canvas.




Rua XV de novembro, detalhes

Sua coleção, especialmente de pintura, tem obras do mundo
todo e de todas as épocas, inclusive de pintores
brasileiros contemporâneos consagrados, e não impressiona
tanto pela quantidade de obras, que é grande, mas pela
qualidade delas, uma à uma.


Viaduto do Chá, 1899, São Paulo.
170 x 120 cm, carvão, pastel e acrílico sobre canvas.



Viaduto do Chá, detalhe

Fico literalmente embevecido, á cada vez que vou à sua casa,
com cada uma das telas da Renascença, com cada uma das
esculturas trazidas da África...
Finalmente, deixo aqui registradas a extrema cordialidade
e gentileza com que sempre fui recebido por Fernando e
sua esposa Dora Santoro, também artista, numa convivência
de alguns anos já. Eu e Dora, inclusive, fizemos uma mostra
juntos em Alphaville, há algum tempo, muito bacana.

Marco Angeli, junho de 2009  

Um comentário:

  1. Oi Marco!
    Respondendo ao seu comentário:

    Sei bem que pinta retratos. Tenho um lindo, pintado por você, na sala da minha casa. Que por acaso, é a mesma do seu primo, Angeli..curioso, né?!
    um beijo

    ResponderExcluir