segunda-feira, 13 de abril de 2009

HISTÓRIA DA MODA BRASILEIRA by Marco Angeli


Descobri por estes dias a publicação
Cronologia Histórica da Moda Brasileira (1951-2008),
publicada pela Editora Cosac Naify.
Há uma sinopse muito interessante na net, abrangente,
que cita desde o lançamento da lista das
'Dez Mais Elegantes' pela revista O Cruzeiro, em 1951,
e vai passando pelo surgimento dos profissionais que
ano após ano foram construindo a moda brasileira,
como Danuza Leão, Dener, Otto Stupakoff,
Clodovil Hernandez, Gilda Chataignier,
Ronaldo Esper, Miro, Antonio Guerreiro
e muitos outros, entre eles o fotógrafo
Luiz Garrido, grande amigo dos tempos da Editora Abril.
No ano de 1977 o texto cita duas ocorrências:

'1977
Marco Angeli passa a ilustrar as capas da edição brasileira
da revista Interview.
O francês Bernard funda a Bernard Models, em São Paulo.'


Muito bacana a citação, já que eu adorava desenhar as
capas de Interview. A revista foi criada e era dirigida
pelo Claudio Schleder e Richard Raillet, que óbviamente
gostavam do que faziam.



Capa da interview 52. Desenhei essa capa sobre uma
foto
de Fernando Lousa.

A Interview brasileira seguia o mesmo conceito da original
americana -editada desde 1969 por Andy Warhol- que
inclusive desenhava muitas de suas capas.
Era feita na Avenida Paulista, numa época sem e-mails
ou net...então eu vivia correndo no final da tarde para a
redação, que ficava num dos prédios da avenida.
A gente se reunia rápidamente, escolhíamos a foto que seria
usada como base para a capa que deveria estar na gráfica
sempre no dia seguinte, uma correria.
Fatalmente eu desenhava as capas de madrugada.
Interview foi uma revista que marcou uma época na
história das publicações brasileiras, e sua importância
é fácilmente reconhecível quando vemos o quanto foi
copiada -inclusive as capas- em vários países da
América do Sul.



Capa que desenhei para Interview 58.
Não consegui descobrir, hoje, quem era a modelo ou o fotógrafo.


Mas, incrívelmente, era feita quase de maneira caseira,
artesanal, por quatro ou cinco pessoas apenas, entre
eles Mario Mendes, editor da revista, sempre
divertido e extremamente plugado em tudo
o que fazia. Ríamos muito juntos, sempre.
Minha história com a moda na realidade começou em
1975, com o lançamento pela Abril da revista
profissional Noticiário da Moda, voltada para o ramo têxtil.
Criei o design inicial da publicação, seu logotipo,
e fui seu diretor de arte por mais de um ano.
Trabalhavam para a revista os fotógrafos Chico Aragão,
Fernando Lousa e Trípoli, básicamente.



Capa de Noticiário 198, de fevereiro de 1976.
Os créditos de capa diziam:
'Nossa capa é a linha chinesa interpretada pela
Groovy. Colete e saia de veludo, blusa de
flanela. Foto de Fernando Lousa.'


Continuei depois, por anos, a trabalhar com moda através
de uma agência de publicidade que montei com alguns
outros profissionais exatamente para isso.
Em 1977 desenhei o primeiro anúncio para a
confecção de Renato Kherlakian -a Zoomp- que
nascia nessa época. Interessante que eu mesmo não
sabia que aquele havia sido o primeiro anúncio da
Zoomp, foi o próprio Renato que comentou isso
comigo, num encontro muitos anos depois.



Desenhos e diagramação do catálogo de
lançamento da coleção da Equilíbrio de 1985,
da estilista Marcia Gimenez, que por coincidência
é da família, minha prima.


Ilustração para anúncio do jeans Dom Perignon,
do estilista Zequita, publicado na Playboy
em 1978.


Ilustração para a Benetton, feita
para a agência de publicidade RSVP.



Ilustração para a Vila Romana, 1987.

Entre todos os trabalhos realizados nestes anos,
até 1990, as capas de Interview -muitas- sempre
foram muito especiais para mim, uma à uma.
Nos Estados Unidos as capas eram desenhadas
por vários artistas além de Warhol, entre eles
Richard Bernstein, que fotografou e desenhou
várias capas da edição americana.
No Brasil, além de mim, as capas foram
desenhadas por Richard Raillet, Claudio Tozzi,
Newton Mesquita, Zaragoza e Rodolfo Vanni.
Houve inclusive uma mostra memorável das artes
dessas capas na Galeria São Paulo, na
rua Estados Unidos, em SP.



Interview 62, que também desenhei
sobre foto de Fernando Lousa.


Interview 57. Não sei quem fotografou,
mas a modelo era muito parecida com a Marilyn Monroe.
Desenhamos a capa dedicada a ela.
A letra da música, inclusive, é de um de seus filmes.

Desenhar as capas das edições brasileiras foi para
mim um prazer e teve uma importância fundamental
em meu trabalho, já que Andy Warhol foi um dos
artistas que mais admiro e com quem sempre tive
uma forte identificação.
A influência de Warhol em meu trabalho é muito grande,
conceitual e visualmente.


Frente e verso da edição americana de Interview de julho de 1982,
capa assinada por Warhol.


Capa da edição americana de Interview de
agosto de 1986, com o ator Robin Willians, desenhada
por Andy Warhol.


O próprio Warhol fotografando a capa da edição
americana de Interview de dezembro de 1972.

Andy Warhol morreu em 1987, com 58 anos,
e Interview continua nos EUA até hoje, sem seu
charme e estilo. Eu mudei os rumos de meu desenho
de lá para cá, mas as imagens que criamos nessa época
continuam por aí, serelepes, fazendo parte de uma
história que continua e continua.

Marco Angeli, abril de 2009

6 comentários:

  1. Hoje, 15 de abril DIA DO DESENHISTA! É uma honra ter a oportunidade de parabenizar um GRANDE ARTISTA!!!
    Quem desenha corre "riscos"?

    elisa

    ResponderExcluir
  2. Marco, adorei, bem que voce falou mesmo eu iria adorar e muito....
    Voce não precisa de dia especial para ser um grande artista, voce é todo dia um artista genial...
    Mesmo porque Angeli, voce é um artista GENIAL sempre...

    Daniela Camargo

    ResponderExcluir
  3. Para alguém que se foi, OTTO STUPAKOFF, grande pioneiro da foto de moda, citado nesta postagem.


    Nesses nós que faço e desfaço às vêzes a linha fica tão puida que penso em desistir de seguir adiante em aproveitá-las para tecer. A vida também é assim cheia de nós e, isto me dá fôrça porque os nós me mostram que preciso exercitar a paciência, coisa que em mim é quase nula. Mas, nada está de todo perdido, pois há fôrça mesmo que bruta, é o principio que gera uma ação e esta há de despertar a razão. O que importa é não desistir. Tentar quantas vêzes forem necessárias até que, pelo merecimento ou pela própria ignorância um raio de luz iluminará meus sentidos fazendo brotar a busca pela inteligência. Primeiro passo da longa jornada para que eu conquiste a sabedoria, este sim, o grande nó a ser desenrolado por mim.

    elisa

    ResponderExcluir
  4. Com relação à Interview 57, que vc diz que não sabe quem era a modelo nem quem fotografou. Ela é a Fernanda, que só fotografava com o Tripoli e foi uma das musas da lendária campanha impressa dos jeans Pool feita por ele no começo dos anos 80.

    A foto é ela e o autor só pode ser o Tripoli.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que prazer em ler essas histórias!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que prazer em ler essas histórias!

    ResponderExcluir