segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

GAROTA PIN UP, A NEGRA by Marco Angeli

Acabo de finalizar a garota negra -da série de pin ups-
para a marca Garota Pin Up.
Talvez estejamos, modestamente, corrigindo um erro histórico,
já que são raras as pin ups negras principalmente
nas décadas de 50 e 60, provávelmente pela força
do racismo existente nesse período nos EUA.
Mas, como felizmente estamos no Brasil, e os tempos são
outros, lá vamos nós com as pin ups negras, numa
homenagem mais que devida á mulheres que estão
entre as mais lindas e sensuais deste nosso planeta.


Esboço inicial, a garota negra.



O início da finalização, no Photoshop CS4

Este post serve também para agradecer aos amigos que tem
me acompanhado durante os últimos 3 anos, já que em 
19 de dezembro este blog completou seu terceiro ano, como
lembrou nossa amiga Elisa Toneto.


 
A garota negra, detalhe

Apesar das dificuldades óbvias em nossas vidas, como a falta
de tempo, nessa correria em que vivemos, sempre
parei aqui -e foi um prazer- para escrever sobre algumas
coisas que me interessavam ou simplesmente para colocar
meus últimos trabalhos.


Blackie, a garota negra, finalizada

Este último ano foi particularmente
gratificante, acabamos ficando entre os 100 primeiros
colocados no prêmio Top Blog, graças à perseverança e,
para ser justo...hehehe...á insistência obstinada da
Elisa Toneto, que neste exato momento aproveita
suas férias na Austrália martirizando, com certeza,
os pobrezinhos dos nativos locais. Os cangurus jamais serão
os mesmos...

 
Ruiva, detalhe



Morena, detalhe

Nestes dias lembrei do ícone das pin ups, a inesquecível
Bettie Page, um dos primeiros símbolos sexuais
do século 20 e uma das primeiras modelos a posar para a
revista masculina Playboy norte americana.
Bettie Mae Page nasceu em Nashville, no
Estado do Tennessee,  em 1923.




Bettie Page, no auge de sua carreira como modelo

 Sua carreira decolou depois que um fotógrafo amador
a fotografou em 1950, na cidade de New York.
As imagens das pin ups são um ícone da cultura norte americana,
como a Coca Cola ou a Gillete, e estiveram pregadas
nas paredes de todo o país -daí o termo 'pin up'-, desenhadas
nos caças durante a guerra, e presentes em todos os calendários
picantes (como diria vovó Angeli) dos EUA durante décadas.
Bettie Page foi o seu ícone máximo, era um espírito livre
e exalava uma descarada sensualidade.


Bettie Page, sonho dos marmanjos durante décadas.

Antes de fotografar Bettie havia sido secretária, e em 1998,
numa entrevista para a Playboy, declarou que as fotos
jamais haviam sido motivo de vergonha para ela.
“Eu me sentia normal e era muito melhor do que 
passar oito horas  em frente a uma máquina de escrever,
 o que era muito monótono."

Importante lembrar que ela se referia aos anos 50, uma
das épocas mais moralistas e repressoras, sexualmente,
de nossa história moderna.
Além disso, Bettie mexia justamente com essa repressão
ao posar para as fotos em poses sadomasoquistas, com
lingerie preta, cintas liga, chicotes e outros acessóriozinhos.
Claro que foi extremamente criticada pelos moralistas
de plantão, que estão sempre por aí e que,
salvo engano meu, são os principais consumidores,
escondidinhos, dos chicotes e acessóriozinhos diversos.
Enfim, Bettie Page se casou três vezes e não teve
filhos em nenhum dos casamentos.


E já que estamos a poucos dias do Natal, aí vai 
a bonitinha da Bettie desejando um Feliz Natal a todos nós,
em foto publicada originalmente na Playboy americana.

No final dos anos 50 se tornou religiosa e abandonou
a carreira, mas sua imagem se eternizou nas paredes
da América, e continuam presentes até hoje.
Numa noite de quinta feira, em Los Angeles, Bettie Page
morreu vítima de um ataque cardíaco, num dos
hospitais da cidade.
Interessante observar que ela, como outras -á exemplo
de Marilyn Monroe- foi uma das
principais protagonistas da história das pin ups no mundo,
uma história marcante no imaginário principalmente
masculino durante décadas.
E que hoje, muitos anos depois, quando desenhamos e
fotografamos esse conceito, essa idéia, de certa
forma...continuamos essa história.

Marco Angeli, dezembro de 2009, felizmente

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ MARCOS,PARABÉNS PELO SEU TRABALHO COM A PIN-UP NEGRA,ISSO DEMONSTRA QUE TENS REALMENTE ALMA DE ARTISTA!E GOSTA EXPANDIR REALMENTO O QUE É BELO!
    UM ABRAÇO,
    antonia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ufa!Enfim alguém se lembrou de nós, mulheres negras!
    agradeço sua consideração, sua atenção e a perfeição de seu trabalho em nome de todas as mulheres negras que, como eu, procuram imagens de pin ups negras sem obte sucesso!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos, que prazer e felicidade tenho em saber, que pelo menos Você nos presenteou com seu belo talento e maravilhoso trabalho.
    Acredito que nao só eu mas muitas das mulheres Negras gostaria sim de fazer parte deste mundo Pin-Up, e pela primeira vez alguem (sera que posso dizer assim) percebeu e se lembrou de como a Raça Negra é Linda. Gostaria de lhe agradecer e parabenizá-lo novamente pelo seu maravilhoso Trabalho e pedir para que continue pois esta muito lindo. Um Beijo Que Deus lhe abençoe sempre. Sara

    ResponderExcluir
  6. Nossa que excelente trabalho o da Pin up Negra!!Senti-me muito bem representada por esse belíssimo e sensual desenho,por favor faça mais Pin ups Negras,pois sou adoroooo esse tipi de arte pop!!

    ResponderExcluir
  7. Marco ou posso lhe chamar de Marcos? Como nos velhos tempos...
    Parabéns, como sempre, pelo seu trabalho. Fiquei muito feliz em lhe reencontrar, ao menos virtualmente. Seus trabalhos são incríveis - como sempre foram, especialmente esses retratando minha querida São Paulo.Agora que vivo fora daí já há 11 anos. Lembro-me quando íamos ao mercado das flores, na Dr Arnaldo, para que fotografasse as flores,especialmente os antúrios - fálicos, dizia eu....e depois transformasse aquelas flores em telas lindas!Lá loooonge esse tempo!
    Parabéns, meu amigo. Sei que ainda posso lhe chamar assim.
    Beijo,
    Sonia Braga

    ResponderExcluir
  8. cara! vc arrasou com a pin up negra! Eu estava procurando isso há mto tempo na internet.. vc fez tudo perfeito! Seguiu o velho estilo Elvgren e Joyce BallentinE!

    AMEI!

    ResponderExcluir
  9. Mulheres maravilhosas suas pin-ups !! Vc fez a negra como eu idealizo a mulher sexy ...cabelos revoltos,meio sorriso,olhar sensual,brincos de argola...e vestido de BOLINHA....parabéns,Marco !
    Vc sabe das coisas,messssssssssssmo...

    ResponderExcluir
  10. Arrasooooooooooou !!!

    Voce não está somente corrigindo um erro dos anos 50/60. Mas também da minha infância e adolescencia (anos 80 e 90) ... infelizmente só depois de adulta eu encontro na mídia referencias de mulheres negras. Fica mais difícil pra a criança se ver bonita assim.
    Também acho louvável o fato de voce manter os cabelos crespos.
    Pena que mudar o pensamento de algumas pessoas seja tão difícil. Gosto de rockabilly, frequento ambientes cheios de "pin ups modificadas" mas nem sempre cabe a negra.

    ResponderExcluir
  11. Lutty Rolhvagenes disse...

    Ufa!Enfim alguém se lembrou de nós, mulheres negras!
    agradeço sua consideração, sua atenção e a perfeição de seu trabalho em nome de todas as mulheres negras que, como eu, procuram imagens de pin ups negras sem obte sucesso!!!
    Parabéns!!!


    ------ e eu concordo plenamente com ela, tomei a liberdade e criei uma comunidade no orkut: http://www.orkut.co.in/Main#Community?cmm=107750866 pra ajudar a divulgar, realmente ficou lindaaa!!!!

    ResponderExcluir
  12. quando eu era criança eu não tinha nenhuma imagem de mulheres negras de sucesso ou na midia,fui conhecer mulheres negras lindas e de sucesso atravez da tv americana e nos estados unidos onde a valorização e a consiencia negra e mais forte,aqui no brasil parece que quase toda populção desvaloriza a mulher negra.E os negros do brasil achão graça de piadas e musicas preconceituosa.parabéns pelo seu blog e perfeição do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito dessa série, perfeita as mulheres pin-up. desenho gesto e movimento....abs Cintia

    ResponderExcluir
  14. "Querido adoro seu trabalho, sou fã! Porém admiro ainda mais sua transparente e elegante sensibilidade."
    Obrigada,
    Macabea
    (Uma Pin Up Negra)

    ResponderExcluir
  15. Ola Marcos, eu amei...ela e linda demaisssssss....
    Quero ate pedir a sua permissão para tatuala, porem terei de mudar um pouco o rosto dela, tudo bem????O que vc acha. Veja o meu rosto nesse blog. Um grande abaraço. Parabéns.
    http://cecywenceslau.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Fique orgulhoso, porque eu estou orgulhosa por vc parabéns e viva a diversidade!!!

    ResponderExcluir
  17. Suas pin ups são maravilhosas, parceiro.
    Mas, a negra ficou sensacional e super sensual!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Sou negra e uso estilo pin up !
    Amei sua ideia de retratar isso !
    Parabéns !

    ResponderExcluir