quinta-feira, 26 de abril de 2007

GRACI HASTENREITER by Marco Angeli


Talvez este texto seja o mais difícil que já coloquei aqui.
Como este retrato foi...
Dizem os índios, em algumas tribos, que
a fotografia rouba suas almas, e por isso não se deixam
fotografar nunca...
Levei dois anos para pintar este retrato...
Porque sou ambicioso...
Ou talvez porque acredite nos índios, na minha mão,
e que eu pudesse captar a alma dessa menina...
Que foi minha amiga, minha companheira, e mais do
que isso, lutou dia a dia comigo, forte, quando
lutar o dia a dia era muito, muito penoso, quando
teve a coragem de acreditar comigo no meu
sonho, e desistir do dela.
Foi a época em que minha vida mudou,
e ela mudou comigo. Sonhos.
Vi sua força imediatamente, ainda menina...força
que ela ainda não via...mas sonhava...
E ela cresceu...e devagar foi se transformando em
uma mulher, Graci Hastenreiter.
Por isso levei dois anos para pintar este retrato.
Porque quis expressar a essência de sua alma...
Não sei, finalmente, se consegui...
Mas sei que aquela força, aquela capacidade de
lutar imensa, que vi assim que a conheci,
estão nesse retrato...
E também seu coração, talvez...
Hoje, quando nossos próprios sonhos acabaram
nos separando, esse retrato ainda permanece,
 como uma testemunha...
Que é, simplesmente, a função única de toda
a arte; permanecer como um registro.

Hoje, vejo que essa menina se transformou,
por força própria, em tudo aquilo
que eu previ há anos. E mais.
Tenho orgulho disso, claro.
E espero que um dia ela me perdoe por ter
demorado tanto pra pintar seu retrato.
Ou pra colocar este post.
E entenda porque.

Marco Angeli, quase maio de 2007

2 comentários:

  1. Ai ai, não sei se eu vou aguentar tantos retratos, homenagens... tb queeeero :(
    Fica aqui meu pedido, quem sabe um dia?!! :))
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Sei que demorei pra escrever, afinal o retrato é meu né.... Vou exigir direitos de publicação de imagem hein!!! Brincadeira... rsrsrs...
    Já te disse milhões de vezes que vc é o cara, seu trabalho é dez... vc é o único que conheço que faz tudo... e como faz bem... olha minha tela!!! Vc pinta tela, pinta parede, pinta minha moto, pinta seu carro... tudo que vê pela frente está pintando....eita..artista completo!!! Enfim, adorei a homenagem, ficará sempre guardada, como ficará essa tela, na minha parede, claro... hihihi.. Beijos e sorte sempre!!!

    ResponderExcluir