segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

ACAMPAMENTO CIGANO II Iara Bernardes

Sônia e Márcia explicam como funciona a existência da mulher cigana neste universo, que de passagem é muito diferente do que estamos acostumados. Porém para elas tudo é absolutamente coerente e natural. Conforme essas duas ciganas muito experientes, toda moça cigana deve se casar virgem. Vestindo branco e logo após as núpcias a noiva tem que levar a prova de sua castidade, exibindo seus lençóis manchados de sangue e apresentá-los aos pais de seu marido. Sempre acompanhada de sua mãe.

Elas nos contam também que todas as mães preferem ter filhos homens. Mas isso tem um motivo fortíssimo nesta cultura. A sogra tem um papel imprescindível na vida das moças que se casam com seus filhos. Essas moças casam-se muito cedo, perto dos treze anos e da primeira menstruação. Até por conta da biologia desse povo que tem suas raízes há muito tempo encravadas na história da humanidade, as meninas ciganas costumam menstruar próximas de seus treze anos de idade. Então a sogra é quem vai cuidar dessa nova filha. As sogras depois que seus filhos homens se casam, irão lavar, cozinhar, passar, arrumar tudo para o novo casal. Elas também são responsáveis em ensinar métodos contraceptivos para suas noras. No momento em que percebem a maturidade de suas “filhas” (as noras), as sogras as incentivam a engravidar. Normalmente os casamentos entre famílias ciganas acontecem a partir da escolha da família dos homens. Para os homens ciganos, a partir dos treze anos, as meninas estão prontas para se casar. Moças com 16, 17 anos, que não conseguiram ser escolhidas por famílias, são consideradas velhas dentro do acampamento. Outro dado muito interessante está relacionado com os cabelos das mulheres. Elas só podem cortá-los quando ficam viúvas ou perdem um filho. Os cabelos longos são uma obrigação feminina. Nas histórias de amor que Sônia e Márcia nos contam, confidenciam que mulheres ciganas nunca se separam. Caso isso venha a acontecer (o que é absolutamente improvável), os maridos deixam suas tendas e elas nada exigem deles e ficam com os filhos. No caso da paixão de um homem não cigano por uma moça cigana, este pobre miserável, queimará seu coração por toda sua existência, pois esta união não é possível. Já no caso de um homem cigano se apaixonar por uma mulher não cigana, esta relação é absolutamente possível, porém a mulher escolhida, deverá se mudar de “mala e cuia” para o acampamento de seu marido.

Este acampamento cigano está instalado em Itapevi há muitos anos. Eles vão e vêm, afinal são nômades, mas no caso do Tchaco e sua família a situação é um pouco diferente. Suas responsabilidades para com o acampamento são maiores. Hoje o senhor Geneci quer montar uma escola para suas crianças ciganas. Precavido com relação à total falta de cultura e conhecimento que a sociedade em geral tem de sua gente, o Tchaco por proteção não deixa que suas crianças freqüentem escolas não ciganas e também não os quer brincando nas ruas, ou com outras crianças que não sejam ciganas. Por isso sua vontade de estar montando uma escola específica para as crianças de seu acampamento. Conforme Geneci, a vertente de seus atuais negócios, que são a compra e venda de automóveis, provém das gerações anteriores da gente que povoou este grupo, vindo de Minas Gerais, quando seus antepassados viviam da venda, troca e compra de cavalos.


O SAGRADO:

Geneci, Sônia, Márcia e todos os outros que acabam formando um grupo grande dentro da barraca do Tchaco, contam sobre a única Santa Cigana reconhecida pela própria Igreja Católica: Santa Sara Cigana de Cali. Muito devotos da Santa, na maioria das barracas podemos ver sua linda imagem. O dia de Santa Sara Cigana de Cali é comemorado em 25 de maio, porém todo acampamento faz 3 festas por ano em homenagem a ela.
As celebrações de casamentos são muito parecidas com as dos católicos, até por que esses ciganos são católicos. No entanto, quem celebra é um padre cigano, que é convidado especialmente para celebrar esses matrimônios.
Eles também nos contam que comemoram neste acampamento o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, com uma linda festa, com muita comida, vinhos e frutas. Nestas comemorações sagradas é que se pode ver a dança cigana, uma das características culturais deste povo extremamente bonito, sensual e rico. Somente nestes dias de comemorações sagradas é que se poderá observar um pouco os tornozelos das moças ciganas, elas não podem mostrar suas pernas, nunca!

Uma curiosidade também é que todas as mulheres ciganas quando entram no mar, só o fazem de roupa, sempre. Hoje, neste acampamento, ainda usam entre si palavras de um dialeto de uma linguagem que me explicam se chama “Chiibi”.
Toda a hierarquia cigana é extremamente respeitada, especialmente pelas mulheres. No entanto, apesar do nosso entender repleto de concepções machistas ao ouvirmos suas histórias, elas nos garantem que são muito felizes e dão muita risada da nossa situação. Afinal, eu e Eriane já passamos dos 13 anos a muito tempo e ainda não nos casamos, não temos maridos, nem filhos. Para as mulheres ciganas, nós é que somos muito diferentes!

Ah! O Marco? Cadê o Marco, nos perguntamos!
Olhamos pruma barraca distante e lá estava ele, deitado literalmente no barro, tirando seus retratos, as crianças embevecidas com aquele homem de sorriso infantil e com uma máquina apontando pra eles... Do sonho dele...

Das fotos, seus retratos, de tudo isso, uma história... Absolutamente improvável, absolutamente inesquecível...

Iara Bernardes - Dezembro/2006


35 comentários:

  1. vos deixo um ola ciganinhos com orgulho vos vou pandigar um dia. as. primo miguel maia

    ResponderExcluir
  2. vos deixo um ola ciganinhos com orgulho vos vou pandigar um dia. as. primo miguel maia

    ResponderExcluir
  3. Eita povo de sangue e energia vibrante e forte... abraços a todos os ciganos....

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou cigana mas eu tenho amor muito amor por vcs, por todos vcs...se em outra existência sobre esta terra o Criador me permitir escolha eu certamente escolherei voltar no ceio do povo cigano que eu tanto amo e respeito.Mas tenham certeza minha alma é cigana...e sempre será.

    ResponderExcluir
  5. Olá sou estudante de Rádio e Tv e gostaria de fazer um trabalho sobre o povo cigano, como moro no município de Barueri(Próx. Itapevi)peço a gentileza de me passar a localidade certa onde encontrou esse acampamento para que eu possa verificar se eles estão lá atualmente.

    Grata,
    Glaucia Paz - glau.paz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu sinto que em outras vidas eu ja fui cigana,e mais de que uma vida pois eu amo e respeito demais esse povo ,ningué fala mal de ciganos perto de mim ,peço briga.e quero poder vir a reencarnar novamente no meio do povo cigano.viva o povo cigano!!!opcha..

    ResponderExcluir
  7. em 23/05 em itaquaquecetuba faremos uma festa para Santa Sara Cigana de Cali, se puderem comparecer será um prazer recebe-los.

    fabriciobeserra@bol.com.br

    um abraço

    Fabricio

    ResponderExcluir
  8. faço roupas ciganas se alguem quiser conhecer nosso trabalho entre em contato conosco unifer@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante a história e realmente os retratos estão incríveis!

    ResponderExcluir
  10. O canto que mais me encanta é este aqui....

    ResponderExcluir
  11. O canto que mais me encanta é este aqui....
    Um canto que há algum tempo faz parte do meu universo interior...
    Nunca imaginei que a minha intuição me levaria a um lugar tão lindo!
    Para os materialistas, chama-se: blog!
    Para a minha eterna alma chama-se: caminho de aprendizado!
    Adoro tudo isto!
    Obrigada,

    elisa

    ResponderExcluir
  12. Eu tambem sou facinada pelo povo cigano, talvez tb em encarnações passadas tenha sido uma. Adoro vc6. Diacuy

    ResponderExcluir
  13. Voce estara' entrando numa semana muito especial....Em novembro de 1953, uma linda jovem se preparava para ser mae de um menino que se chamaria, MARCO ANGELI!
    A grande alma linda!

    Que a Santa Sara Cigana de Cali te cubra de luz!

    ResponderExcluir
  14. ja' se passaram tres anos....nao me canso nunca de vir pra'ca', pois, e' nesse canto que sacio a minha sede...
    Tao bom caminhar por estes dizeres...tenho a impressao de que o olhar intenso do dono esta' sempre presente no vies das palavras....as que foram escritas e as que ainda permanecem na essencia de seu espirito.
    Todo sentimento que esta gravitando em cada texto, sempre me chega ao coracao!

    elisa

    ResponderExcluir
  15. A influência trazida do Oriente é muito forte na música e na dança cigana. A música e a dança cigana possuem influências hindus, húngaras, russas, árabes e espanholas. Mas a maior influência nas artes ciganas, dos últimos séculos, é, sem dúvida, espanhola, reflectida no ritmo dos ciganos espanhóis que criaram um novo estilo baseado no Flamenco.
    Os Ciganos, chegados à Andaluzia no século XV, vieram do Norte da Índia, fugindo d guerras e dos invasores estrangeiros. O primeiro documento data a entrada dos Ciganos na Espanha em 1447. Esse grupo chamava-se a si mesmos “Ruma Calk” (que significa homem dos tempos) e falavam o calo. Eles trouxeram a musica, a dança, as palmas, as batidas dos pés e o ritmo quente do “Flamenco”, tanto que essa palavra vem do árabe “Felco” (camponês) e “Mengu” (fugitivo) e passou a ser sinónimo de “Cigano Andaluz” a partir do século XVIII.
    Tanto a musica como a dança cigana sempre exerceram fascínio sobre grandes compositores, pintores e cineastas. No entanto, e apesar dos sucessos dos seus músicos e poetas, os Ciganos sempre encontraram dificuldades em viver

    ResponderExcluir
  16. Dançam em mim..."

    Dançam em mim todos os Gitanos
    Dançam em mim as mãos do tempo
    A me abraçar em cada desafio

    Dançam agora em mim todas as tristezas
    E me pedem que dance por Sevillanas
    Porque precisa nascer um novo Dia.

    Dançam em mim poetas e bailaores
    Amigos e cantaores,
    São a Mão de Deus a iluminar os meus caminhos

    Dançam em mim meu pai e minha mãe
    E os pais deles
    E meus filhos que eu ainda não conheço

    Dançam em mim a fome e a sede
    Agora Saciados...
    Pois é a Vida que se recria
    Enquanto eu danço em ti !

    Olé !

    ResponderExcluir
  17. Dançam em mim..."

    Dançam em mim todos os Gitanos
    Dançam em mim as mãos do tempo
    A me abraçar em cada desafio

    Dançam agora em mim todas as tristezas
    E me pedem que dance por Sevillanas
    Porque precisa nascer um novo Dia.

    Dançam em mim poetas e bailaores
    Amigos e cantaores,
    São a Mão de Deus a iluminar os meus caminhos

    Dançam em mim meu pai e minha mãe
    E os pais deles
    E meus filhos que eu ainda não conheço

    Dançam em mim a fome e a sede
    Agora Saciados...
    Pois é a Vida que se recria
    Enquanto eu danço em ti !

    Olé !

    ResponderExcluir
  18. Ser Cigano

    Fogo, música, dança, alegria, sedução, paixão.
    Ser cigano é percorrer esta estrada sem se prender a nenhuma estação.
    Ser cigano é acender uma fogueira no próprio coração para dançar a vida com magia, coragem e paixão.
    Ser cigano é brincar com fogo sem se queimar.
    Ser cigano é beber vinho sem se embriagar.
    Ser cigano é se apaixonar sem se aprisionar.
    Ser cigano é sempre dançar sem, jamais tropeçar.
    Ser cigano é cantar as palavras do seu coração com beleza, força e sedução.
    Ser cigano é sempre estar atento para ver em que direção vai soprar o vento.
    Ser cigano é nunca temer a liberdade do risco de viver.
    Ser cigano é aceitar a vida como uma melodia que, como tudo, tem seu princípio, meio e dia.
    Ser cigano é saber seduzir, sem se seduzir pela própria sedução.
    Ser cigano, enfim é ser humano e brilhar assim mesmo."

    ResponderExcluir
  19. Poesia Cigana (Quahira)

    Se teus olhos brilham

    Se teu coração ama

    Se os teus lábios cantam

    Se o teu corpo dança

    Se tens amor e alegria pela vida

    E guarda tua liberdade como um bem maior deste mundo.

    Sorria para ti mesmo,

    Pois tua alma é digna.

    Venha dançar conosco

    ResponderExcluir
  20. Trago a dança sensual nas veias
    Danço e o mundo comigo gira
    Trago o feitiço no olhar
    Sei da minha força
    E das tuas manhas...
    Sou Mistério, Sou Cigana!
    E lhe trago minha proteção
    Salve o Povo Cigano!

    ResponderExcluir
  21. ORAÇÃO PARA O CIGANO


    Cavaleiro da noite e do dia, homem forte e corajoso, é à força de um
    grupo
    cigano, é poder.
    Com teu violino encantas a Lua Cheia.
    Com teu sapateado ajudas a Mãe-Terra a sentir teu lamento cigano e
    sentes na
    relva a energia mais profunda da Natureza.
    Ao olhar a fogueira decifra o que dizem as labaredas, pois é na chama
    do
    fogo que são revelados os mistérios do mundo.
    Cigano, és homem forte e seguro do que queres.
    Cigano, és amor, carinho, ternura e paixão ardente.
    Cigano, pareces árvore frondosa de tronco grosso, a proteger-nos das
    falsidades desta vida terrena.
    Ao olhar para o infinito, possa eu sentir a tua energia.
    Cigano, ao olhar a chuva caindo na relva, possa eu sentir-te lavando-me
    das
    impurezas deste mundo; e ao olhar a chama de uma vela, possa eu
    sentir-te a
    dizer-me:
    "Estou te protegendo

    ResponderExcluir
  22. ORAÇÃO PARA UMA CIGANA

    És uma linda flor que desabrocha no amanhecer és um espírito de luz.
    És a lua que clareia nossas mentes para que possamos dar um conselho na hora certa.
    És o espírito que nos dá força para superarmos todos os nossos obstáculos.
    És a estrela brilhante que ilumina nossas vidas neste planeta Terra.
    És um espírito maravilhoso que à noite vigia nossos sonhos, impedindo a aproximação de espíritos maléficos
    Cigana, com tuas fitas coloridas, estás sempre transmitindo a força do arco-íris.
    Sempre que o aflito te invocar, possas transmitir-lhe a energia da paz, da harmonia e da consolação.
    Que, ao olhar a chama de uma vela, possamos sentir a tua presença.
    Que, ao tocar um cristal, possamos sentir a tua energia positiva.
    Que, ao sentir o aroma de violetas, possamos sentir que estás nos confortando.
    Cigana, cobre-nos com tua saia colorida, escondendo-nos dos invejosos e mostrando a eles que o caminho não é esse.
    Cigana encantada, que nesta hora possamos sentir segurança, paz e felicidades

    ResponderExcluir
  23. AMOR GITANO Um pássaro que não quer ser aprisionado...
    Assim é minha alma que pousa aonde encontra alento e amor ...
    Mas que precisa estar livre para voar se assim desejar ...
    Sou fiel aos meus sentimentos e não aceito que me prove ...
    Qdo amo ... sinto a intensidade do amor percorrer cada célula de meu corpo
    Minha alma que de tão transparente e tão lúcida suscita de paixão...
    Sou menina... Sou mulher.... Danço pra esquecer as marcas em meu coração. Se rodopio entre véus e moedas esqueço a ingratidão do mundo
    Eu me entrego a magia que encanta minha alma e repousa meu espírito ...
    Quero tão pouco dessa vida... Quero uma foqueira para dançar em volta...
    Lençóis macios para amar...Quero a lua e as estrelas como testemunha do meu amor...Quero a brisa da madrugada...E mais nada encobrindo meu corpo que dança...E quando os primeiros raios de sol nascerem...Ainda quero preso entre meus dedos, uma taça de vinho seco...
    Lanço a sorte para todos e como recompensa recebo de volta. Assim é MiNHA ALMA CIGANA.

    ResponderExcluir
  24. Dançam em mim..."

    Dançam em mim todos os Gitanos
    Dançam em mim as mãos do tempo
    A me abraçar em cada desafio

    Dançam agora em mim todas as tristezas
    E me pedem que dance por Sevillanas
    Porque precisa nascer um novo Dia.

    Dançam em mim poetas e bailaores
    Amigos e cantaores,
    São a Mão de Deus a iluminar os meus caminhos

    Dançam em mim meu pai e minha mãe
    E os pais deles
    E meus filhos que eu ainda não conheço

    Dançam em mim a fome e a sede
    Agora Saciados...
    Pois é a Vida que se recria
    Enquanto eu danço em ti !

    Olé !

    ResponderExcluir
  25. Cada vez que venho refugiar-me neste canto sou envolvida pela forca do Sagrado. Esta energia esta aqui, o tempo todo. Essencia divina que nos liga ao Creador...

    ResponderExcluir
  26. Ah Santa Sara Cigana de Cali, o Gitano nos abandonou....pouco escreve. Será que se esqueceu da importância do RETRATOS DA VIDA?
    Santa Sara, vai lá, pega na mão do Gitano e traga-o até aqui...

    ResponderExcluir
  27. Santa Sara, o Gitano só colocou algumas coisinhas do lindo RETRATOS DA VIDA, lá pelas bandas do tal FB. Melhor isso que nada, eu sei! Falta escrever "aqueles" textos lindos, dignos de aplausos e respeito, assim como a arte que o Gitano faz.
    Santa Sara eu não consigo conversar com a alma dele, mas a senhora que é Santa consegue....
    Vamos ver.....

    ResponderExcluir
  28. Sentí o chamado e vim....Saudações, grande gitano de alma linda! Ponha-se a dançar, não me pergunte nada, apenas dance e sorria! Deixe que os raios da Lua ilumine seu espírito...
    :0)

    ResponderExcluir
  29. Santa Sara envolve com seu manto o GRANDE GITANO....vem aí mais um dia muito especial: 28 de novembro! Nesse dia, anos atrás, através da reencarnação, foi dado a essa ALMA, a oportunidade de exercer o que ela (alma) faz com amor e delicadeza: sua arte! O corpo? O corpo é apenas um instrumento que permite o exercício do aprendizado, eternamente.

    ResponderExcluir
  30. Gitano, quando sentir-se cansado lembre-se do povo cigano, de suas danças e de sua alegria de viver. Permite que sua alma, ao dormir, vá repousar numa relva macia, onde o frescor e o perfume das flores renove seu ser. Antes de voltar ao corpo material, banhe sua alma nas águas cristalinas da paz...ouse sentir as vibrações do amor Universal e, acorde feliz!
    :0)

    ResponderExcluir
  31. Amei, como todos os seus trabalhos, excelente! Bjks

    ResponderExcluir
  32. Excelente! Como todos os seus trabalhos. Amei. Bjks.

    ResponderExcluir
  33. Amo vocês de paixão ja tive uma oportunidade de morar com vocês mas o destino me trouxe ao meu mundo de volta e por uma ematuridade minha não fiquei agora ja estou casada com meus filhos e não posso mais voltar atras mas amo vocês e sinto falta do meu cigano que tambem hoje é casado e pai de 2 filhos mas eu o amo a distancia e vou continuar o amando pena que o destino quiz assim ti amo, mas nao posso estar com ele nunca vou poder.

    ResponderExcluir
  34. eu sou completamente perdidamente apaixonada pelo povo cigano , eu queria muito mais muito ter nascido uma cigana mais e uma pena que o senhor deus naum me conçedeu essa honra .... mais confesso so tenho um grande sonho em toda a minha vida e que o distino la na frente coloque um homem cigano para mim si casar com ele forma uma bela familia encher nossa tenda de ciganinhos e ciganinhas se isso acontecer com fe na santa sara do kali vai ,eu vou ser a mulher mais realizada do mundo .... um forte abraço a todos os povos ciganos beijo amo muito voçes ....

    ResponderExcluir
  35. meu sonho e encontrar minha mae, ela me abandonou no interior de minas gerais no ano de 1985. Mae eu tenho esperança que um dia voce me procuro, porque eu nao tenho nada, nem nome, foto, nao sei nada de ti. Tenho somente a esperança de um dia te ver....

    ResponderExcluir