Estou colocando aqui a loira que acabei de ilustrar
para a marca Garota Pin Up.
Todas as ilustras serão usadas nos licenciamentos
de produtos e decidimos fazer estas primeiras
Em seguida virão a negra e a morena.
Como disse anteriormente é um prazer grande poder
homenagear grandes artistas como Billy Devorrs, Alberto Vargas
e Benício, que fizeram parte de minha formação
profissional e artística.
Interessante notar que, apesar dos anos 50 terem sido a
época áurea do aerógrafo nos EUA, artistas como Gil Elvgreen ou
Billy DeVorss usavam para suas ilustrações uma técnica
antiga e tradicional de aquarela.
Isso conferia vida e calor às suas mulheres, e uma espontaniedade
que raramente se podia conseguir com aerógrafo, que tende
a ser extremamente técnico, hiperrealista, mas
dificílimo de se usar com talento.
A exceção nesse caso é o gênio de Alberto Vargas,
que utilizava o airbrush -literalmente pincel de ar- com leveza e
sensibilidade, eliminando aquele aspecto duro que as imagens
pintadas com aerógrafo tem normalmente.
O aerógrafo era usado anteriormente para o retoque de
fotos particularmente difíceis -em publicidade- como
máquinas e outros produtos que fotografados não saíam
lá muito bacanas, com defeitos.
A loira, quase terminada
Todo o processo era manual, óbviamente, e usado nos
EUA em capas de revistas e anúncios. Era um processo
caro e demorado, e por isso mesmo nem todos os anúncios
ou capas eram aerografados.
Nas editoras e nas agências de propaganda esse trabalho
era feito por artistas, sobre papel sempre.
O próprio Benício e eu mesmo, no início de nossas vidas
profissionais, trabalhamos dentro de agências.
A função do ilustrador trabalhando dentro das agências já
não existe mais, práticamente, e acabou graças ao uso
dos computadores na publicidade e no editorial.
O airbrush digital substituí com maestria e inúmeras
vantagens o antigo manual, com a única desvantagem
de não se ter em mãos um original físico.
Eu mesmo fiz minha última ilustração aerografada
e manual, sobre papel Schoeller, usando máscaras adesivas,
lá por 2003 ou 2004. Foi uma ilustra para a Nestlè,
encomendada pela MaCannErickson, e pintei um original
em aquarela, já que se tratava de seguir o estilo do
artista gráfico Mucha, do início do século 20, um dos
grandes artistas art nouveau.
Em tempo: para os que não conhecem, o airbrush, ou
aerógrafo, é uma pequena e delicada pistola de pintura
similar, numa comparação grosseira, às utilizadas
para pintura de carros, com a diferença de ter grande
precisão e conseguir detalhes minúsculos.
O processo é o mesmo, ela vaporiza a tinta sobre o
desenho esboçado, sem jamais tocar a superfície, e
trabalha-se sempre com máscaras para cada cor.
Graças à suavidade que é possível obter com ele,
principalmente nos meio tons, o aerógrafo foi usado
sempre em imagens e ilustrações hiperrealistas.
Marco Angeli, dezembro de 2009
Billy DeVorss usavam para suas ilustrações uma técnica
antiga e tradicional de aquarela.
O início: airbrush, digital
Isso conferia vida e calor às suas mulheres, e uma espontaniedade
que raramente se podia conseguir com aerógrafo, que tende
a ser extremamente técnico, hiperrealista, mas
dificílimo de se usar com talento.
A exceção nesse caso é o gênio de Alberto Vargas,
que utilizava o airbrush -literalmente pincel de ar- com leveza e
sensibilidade, eliminando aquele aspecto duro que as imagens
pintadas com aerógrafo tem normalmente.
O aerógrafo era usado anteriormente para o retoque de
fotos particularmente difíceis -em publicidade- como
máquinas e outros produtos que fotografados não saíam
lá muito bacanas, com defeitos.
Todo o processo era manual, óbviamente, e usado nos
EUA em capas de revistas e anúncios. Era um processo
caro e demorado, e por isso mesmo nem todos os anúncios
ou capas eram aerografados.
O rosto, modificado após algumas correções
Nas editoras e nas agências de propaganda esse trabalho
era feito por artistas, sobre papel sempre.
O próprio Benício e eu mesmo, no início de nossas vidas
profissionais, trabalhamos dentro de agências.
A função do ilustrador trabalhando dentro das agências já
não existe mais, práticamente, e acabou graças ao uso
dos computadores na publicidade e no editorial.
O airbrush digital substituí com maestria e inúmeras
vantagens o antigo manual, com a única desvantagem
de não se ter em mãos um original físico.
A loira, finalizada, com back
Eu mesmo fiz minha última ilustração aerografada
e manual, sobre papel Schoeller, usando máscaras adesivas,
lá por 2003 ou 2004. Foi uma ilustra para a Nestlè,
encomendada pela MaCannErickson, e pintei um original
em aquarela, já que se tratava de seguir o estilo do
artista gráfico Mucha, do início do século 20, um dos
grandes artistas art nouveau.
Em tempo: para os que não conhecem, o airbrush, ou
aerógrafo, é uma pequena e delicada pistola de pintura
similar, numa comparação grosseira, às utilizadas
para pintura de carros, com a diferença de ter grande
precisão e conseguir detalhes minúsculos.
O processo é o mesmo, ela vaporiza a tinta sobre o
desenho esboçado, sem jamais tocar a superfície, e
trabalha-se sempre com máscaras para cada cor.
Graças à suavidade que é possível obter com ele,
principalmente nos meio tons, o aerógrafo foi usado
sempre em imagens e ilustrações hiperrealistas.
Marco Angeli, dezembro de 2009
Vamos la', mais uma vez... um trabalho artistico belissimo feito por gente grande!
ResponderExcluirelisa
as ilustrações ficaram maravilhosas, PARABÉNS!
ResponderExcluirdeixo aqui tbem o endereço do meu BLOG, o applemenina.blogspot.com, que é totalmente voltado ao Pin Up style!