quarta-feira, 16 de abril de 2008

MOSTRA THE PENTHOUSES by Marco Angeli

Neste mês de abril participo juntamente com a artista
floral Dora Santoro e a Oficina de Agosto,
da Mostra de Arte e Decoração, evento que marca
o lançamento de três das torres do The Penthouses,
empreendimento imobiliário da Fernandes Mera.
A coordenação publicitária e a promoção foram realizados
pela agência de publicidade Archote que nos apoiou
através da figura sempre simpática de seu diretor,
Pedro Cesarino, que deu o start neste projeto.

O convite da mostra, promoção da Archote


Os trabalhos em meu studio, alguns dias antes da abertura


O retrato de Dora Santoro, que serviu como idéia
inicial para a mostra

O tema da Mostra são as mulheres; uma pequena homenagem
durante o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Todas as minhas pinturas, assim, tem a mulher que se
insere, participante - anônima ou não - da paisagem
urbana da cidade de São Paulo em
várias épocas. O tema mulher, óbviamente, é por si
só fascinante e rico, e não poderia ser explorado inteiramente
nesta pequena exposição.
Escrevi um pequeno texto para a apresentação dos
trabalhos, à pedido da Dora:



A mulher e a paisagem urbana

A mulher, enquanto inserida na paisagem cinzenta e
gigantesca das cidades,

é a presença nem sempre oculta da beleza, da força,
da sensibilidade
e da cor.
A força da presença feminina está aqui e alí,

espalhada discretamente ou não por entre
os edifícios,
mostrando aos homens que o essencial
nem sempre é o concreto e o aço.

O concreto e o aço não se bastam, falta a poesia...
a poesia
das mulheres, ricas ou pobres,
brancas ou negras, que ao lado dos

homens constroem as metrópolis,
como sempre fizeram...

Talvez o maior ícone da feminilidade sejam as flores,

frágeis e ao mesmo tempo fortes, persistentes, silenciosas...

E belas.

Esta pequena mostra é ao mesmo tempo
uma homenagem à todas as

mulheres e um reconhecimento à sua presença,

fundamental e indiscutível.

Como as próprias flores, essa presença transforma
a paisagem urbana,

a humaniza, é seu coração, e traz consigo a própria vida.

Marco Angeli, abril de 2008

Este texto é um reconhecimento meu, pessoal, à todas
as mulheres, e à uma especialmente, que esteve comigo
durante toda a preparação deste trabalho, com carinho, amor e
principalmente paciência...Sem o apoio da Dani Camargo,
minha namorada, que me aguentou irritado (aquela irritação
típica de italiano, quem conhece sabe como é terrível), chato
e na correria este trabalho não sairia desta forma.
Mas valeu...eu não poderia ter me inspirado numa
mulher mais maravilhosa... grazie, Dani, querida...



O Tango, 120 x 140 cm, carvão e acrílico sobre canvas


As obras da Oficina de Agosto, lindíssimas



A Oficina de Agosto é do artista plástico Antonio Carlos Bech,
o Toti, e sua irmã Sonia Vitaliano.
O trabalho que eles fazem, além de belíssimo, tem um
significado social muito forte e digno de nota.
O show room da Oficina é em São Paulo, na
Vila Madalena, mas o material é produzido em Minas Gerais,
principalmente no Vilarejo do Bichinho. Todas as obras são
produzidas com material reciclado, e existe nisso um comprometimento
forte de preservação da natureza, do meio ambiente.
O material usado é madeira de demolição, portas e
janelas antigas, recortes de lata, ferro, papel machet...
A Oficina, além disso, mudou o perfil da pequena cidade onde
se instalou, em 1991, o Bichinho, contratando pessoas da região
e transformando a arte num gerador de empregos e
conhecimento para a população local.
Não há o que se comentar sobre o resultado,
as obras são maravilhosas.


A idéia e o mérito dessas pequenas telinhas redondas é da Dora,
que insistiu para que eu as pintasse, e formam um conjunto
muito bacana com os arranjos dela. Todas elas
retratam a cidade de São Paulo, medem 20 x 20 cm e
usei minha técnica habitual - carvão.






As peças da Oficina: material de demolição


Um trabalho realizado em conjunto e criado para ser um conjunto:
os belos arranjos florais de Dora Santoro e a pintura
que os retrata, em harmonia.

Floral, 130 x 100 cm, carvão e acrílico sobre canvas


As pequenas telas redondas: São Paulo

Avenida Paulista em 1926: vestidos curtos
Esta obra e as seguintes medem 110 x 110 cm e sua
técnica é carvão e acrílico s/canvas



As mulheres e o passeio pela Rua XV de Novembro, no
início do século passado, em São Paulo

A cor, notem, era quase sempre o branco

1945, as mulheres coloridas...o vestido de bolinhas,
discutido exaustivamente com a Dani...


O Rio Tamanduateí no início do século passado: lavadeiras

Finalmente, nada disso seria possível sem a participação do Luizão
e todos os outros que, anônimos, nos ajudaram nesse evento...

Tenho muito à agradecer ao Pedro e à Dora, pelo
apoio, e pela oportunidade que me deram de
participar de um projeto tão bacana.
E, claro, ao meu amigo Junior, da revista Viva, pela
força e a presença de sempre.
Estaremos lá, no Tamboré, até dia 27 de abril.

Marco Angeli, abril de 2008

4 comentários:

  1. Amor que lindo. Bravo Bravo, voce é um artista completo. as obras ficaram muito mais belas do que eu poderia imaginar...Como nosso amor "assim ó": (só nós sabemos)
    Simples, Real, Verdadeiro, Singelo, perfeito, gostoso, belissimo, explicito, apaixonante, contagiante o nosso amor...
    O homem mais perfeito do mundo, obviamente italiano genioso, mas não tem problema eu amo voce assim, sempre, intenso, muito nosso.
    Quanto ao apoio? Claro que mesmo que eu não estivesse com voce a exposição seria um sucesso, sabe por que ? Um artista como voce não precisa de apoio voce é completo, sou eu que agradeço por permitir eu aprender a cada dia com voce, aprender a passar por nossos problemas juntos, eu ja melhorei um pouquinho né amor, mas vou melhorar ainda mais por que quero ficar com voce para sempre, minha vida meu grande artista.

    Eu amo voce , sua namorada sempre Dani

    ResponderExcluir
  2. Amici, vc é chic!
    Tudo lindo, muito lindo aliás!

    bacio!!!

    iarinha

    ResponderExcluir
  3. Marco,
    Sou jornalista da Revista do Tatuapé e vi alguns trabalhos seus referentes ao bairro.
    Gostaria de pegar os seus contatos.
    Os meus são: andressa@revistadotatuape.com.br
    2941-7639
    7411-1658
    Obrigada,
    Andressa Giro

    ResponderExcluir
  4. Marco,
    Sou jornalista da Revista do Tatuapé e vi alguns trabalhos seus referentes ao bairro.
    Gostaria de pegar os seus contatos.
    Os meus são: andressa@revistadotatuape.com.br
    2941-7639
    7411-1658
    Obrigada,
    Andressa Giro

    ResponderExcluir