domingo, 7 de outubro de 2007

RETRATOS by Leda Xavier

Eu sempre fixei meu olhar às imagens,
objetos, situações, espaço físico e às pessoas.
E quando encontrava esses momentos,
tentava memorizá-los com suas dimensões,
traços e cores na intenção de concretizá-las de algumas forma.
Então percebi que na fotografia era possível reter um momento único
através da minha perspectiva.




Há mais de três anos comecei a fotografar com meu aparelho celular.
A princípio, treinei com minha própria figura usando um espelho.
para dimensionar a imagem e assim capturar a foto.
Depois comecei a fotografar outras pessoas; é interessante o desejo
incontrolável que sinto quando vejo uma cena,
um rosto perfeito e preciso paralisar aquele
instante e registrá-lo com minha câmera.





O meu jeito de olhar as coisas com carinho e esperança
torna minhas fotos mais atraentes à quem vê.
A fotografia me inspirou tanto que fiz alguns versos
sobre essa minha paixão:


Um instante e se eterniza um sorriso!
E não é preciso muito a princípio:
Uma simples câmera faz à mágica!
E transforma tudo em luz e sonho...
Hipnotiza intriga, revela algo mais íntimo do ser.
É um novo olhar para o mundo!
É arte que inibe, extravasa que se rebela e que se revela...

Leda Xavier


Eu conversava com um amigo, meses atrás, no balcão de uma
Lan House e notei algumas fotos sendo abertas na
tela da atendente...elas me chamaram a atenção imediatamente,
pela modelo, pela luz, pela composição...
Perguntei quem era o fotógrafo e acabei descobrindo que
as fotos eram da própria modelo, auto retratos.
Que por acaso estava por alí mesmo, aguardando as
fotos, que eram descarregadas de seu celular.
Uma surpresa, pela qualidade delas eu havia imaginado
que ela havia fotografado com uma camera, e não
com um celular...
Foi assim que acabei conhecendo Leda Xavier e seus
retratos e redescobrindo que talento realmente
independe de grandes técnicas e grandes aparatos
técnicos...basta ter o fascínio e o talento que algumas pessoas tem
em retratar o mundo e as pessoas à sua volta...alguns o fazem
com palavras, outros com imagens...
Que é exatamente o caso de Leda.
Quem viver verá.

Marco Angeli, outubro de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário