sábado, 28 de julho de 2007

CANSEI by Marco Angeli

Coincidentemente, ou talvez não, um dia depois que escrevi o post sobre o vôo 3054 a OAB lança uma campanha em São Paulo que trata exatamente do mesmo tema.
A campanha é objetiva e necessária.
Do site, www.cansei.com.br:
“Começa nesta sexta-feira, 27 de julho, a campanha do Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros. Liderado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo e com a participação de diversas entidades e lideranças da sociedade civil, a campanha visa sensibilizar os brasileiros a pararem durante um minuto, às 13 horas do dia 17 de agosto, quando o acidente com o avião da TAM completará 30 dias.”
“Para disseminar a idéia e estimular a adesão pública, o Movimento lança nesta sexta, dia 27 de julho, uma campanha publicitária. As peças de mídia impressa e eletrônica mostrarão pessoas de todas as idades, raças e classes sociais descrevendo situações e fatos que contribuem para a sensação de caos, contra a qual esta campanha se posiciona.”
“Com esta campanha, o Movimento pretende lembrar a população que cidadania não é algo que se exerce apenas pelo voto, de quatro em quatro anos”, destaca D’Urso. “Cada um de nós pode e deve se manifestar por meio dos canais previstos em um regime democrático. Somente com tal participação é que nossa jovem democracia se consolidará e atingirá um patamar mais maduro.”






A verdade é que não há coincidência, parece que estamos chegando num ponto em que essa irresponsabilidade crônica dos orgãos do governo finalmente começa a mobilizar as pessoas, apesar de ter ultrapassado e muito qualquer limite de tolerância.
Os sinais, entretanto, de que a coisa se aproxima de um ponto de onde não haverá retorno são muitos. E alarmantes, principalmente em relação à imprensa.
Seria um absurdo a imprensa ser amordaçada nos moldes
do acontecido naqueles anos negros da ditadura.
Recebo dezenas de e-mails que preveem exatamente isso.
Sobre Arnaldo Jabor ter sido calado na CBN.
Sobre Boris Casoy, calado e despedido por ordem do presidente.
Sobre Diogo Mainardi, que além de processado, sofre ameaças de morte no jornal do MR-8, da base aliada do presidente.
Sobre Medida provisória enviada por Lula ao Congresso
instituindo a Censura Prévia aos programas de rádio e TV, inclusive os programas jornalísticos.
O comentário de Dora Kramer no Estadão de Domingo:
"A decisão do TSE que determinou a retirada do comentário De Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente Lula até pode ter amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de imprensa e de expressão, configurando-se,
portanto, um ato de censura."
"Jabor faz parte de uma lista de profissionais tidos pelo Presidente Lula como desafetos e, por isso, passíveis de retaliação à medida que se apresentem as oportunidades!"



O artigo de Arnaldo Jabor:

A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE.
ARNALDO JABOR

O que foi que nos aconteceu? No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor,"explicáveis" demais.
Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas. Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira. Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, claro que não esquecemos a supressão, a proibição da verdade durante a ditadura, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada.
Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos.
Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de
Lula nega e ignora tudo.
Questionado ou flagrado, o psicopata não se
responsabiliza por suas ações.

Sempre se acha inocente ou vítima do mundo,
do qual tem de se vingar.

O outro não existe para ele e não sente nem remorso
nem vergonha do que faz.

Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder.
Este governo é psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas
e passam-lhe a mão nas nádegas.

A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de "povo", consegue transformar a razão em vilã, as provas contra ele em acusações "falsas", sua condição de cúmplice e comandante em "vítima".
E a população ignorante engole tudo. Como é possível isso?

Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes
na Fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF.
Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem.
A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização.
Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo.


Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas
tem de ser escrito....

Está havendo uma desmoralização do pensamento
Deprimo-me: "Denunciar para quê, se indignar com quê?
Fazer o quê?".

A existência dessa estirpe de mentirosos está
dissolvendo a nossa língua.

Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios.
A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo.
A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais aos fatos!
Pior: que os fatos não são nada - só valem
as versões, as manipulações.

No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país
e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.

Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da República.
São verdades cristalinas, com sol a pino.
E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de "gafe". Lulo-Petistas clamam: "Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara!

"Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o
Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT?
Como ousaram ser honestos?".
Sempre que a verdade eclode, reagem. Quando um juiz condena rápido, é chamado de "exibicionista".
Quando apareceu aquela grana toda no
Maranhão (lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu
ofendida com a falta de "finesse" do governo de FH, que não teve
a delicadeza de avisar que a polícia
estava chegando... Mas agora é diferente.
As palavras estão sendo esvaziadas de sentido.
Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para
contestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma neo-língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para
o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte. Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem, de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o populismo e o simplismo.

Lula será eleito por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em "a favor" do povo e "contra", recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual.
Teremos o "sim" e o "não", teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição Mundo x Brasil, nacional x internacional e um voluntarismo que legitima o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois. Alguns otimistas dizem: "Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de verdades."


Não concordo, e nem poderia, quando Jabor diz que este artigo
é repetitivo e inútil. Nós o passaremos pra frente.

Marco Angeli, julho de 2007

2 comentários:

  1. Que pena que homens de bem estão se deixando levar, se deixando enrolar por uma imprensa tendenciosa e irresponsável e por uma oposição terrorista que, na verdade, só quer levar o país a uma desestabilização política, que só interessa a esses picaretas travestidos de representantes do povo, deputados e senadores que, sem moral nenhuma, pois são cancros crônicos que, em nome da democracia, tornam mais doente o nosso Brasil varonil.

    Nós, esse povo brasileiro e os jornais e jorlistas de bem, deveríamos "mesmo", é dar um grande grito de "FORA PICARETAS E MENTIROSOS" que insistem em jogar tudo nas costas do atual governo, aproveitando da nossa costumeira aminésia política e torcendo e fazendo "de um tudo" para que tudo dê errado durante um mandato, só para voltar às tetas fartas do poder, que perderam um dia, por tantas outras falcatruas e incompetências esquecidas. (que fique bem claro que não sou petista, votei em 3 partidos diferentes nas últimas eleições, pois não são os partidos que fazem os homens bons deste país, mas os homens bons é que podem fazer os bons partidos e um Brasil melhor).

    Justiça seja feita, se queremos cabeças...

    Ewaldo, um brasileiro dono do seu próprio nariz e seus pensamentos.

    ResponderExcluir
  2. Os seus textos, são sementes que não estão sendo plantadas em vão.Em especial êste, tão autêntico, humano e atualíssimo. Permita-me uma sugestão. Neste ano que teremos eleições municipais, não sei se é pedir demais que você o "transferisse", principalmente, no sentido de avivar a memória do pessoal que lê e leva a sério o pensamento do dono do blog: Sr. Marco Angeli.

    ResponderExcluir