domingo, 17 de junho de 2007

SÔNIA FURLAN, PRIMEIRA DAMA by Angeli

Sonia Furlan é a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri. E a primeira dama da cidade.
Não sou de usar muitos adjetivos quando descrevo alguém, talvez faça parte desse meu espírito meio desconfiado...
Mas, de verdade, nunca conheci uma mulher que significasse tão
completa e simplesmente o título de primeira dama como Sonia Furlan. E olhem que esta impressão foi imediata, hoje, quando acabo de conhecê-la. No entanto...
Não afirmo isso pela sua beleza, carisma ou inteligência, isso seria óbvio demais, no caso...
Mas...existe muito mais nela; aquela vocação que a gente sente, em algumas pessoas, pelo social, pela solidariedade...aquele impulso que leva essas pessoas a querer, sempre, transformar o mundo e a vida das pessoas à sua volta em algo melhor, mais digno, mais valioso...


120 x 100 cm, carvão e acrílico sobre canvas, 2007


Isso nem sempre está nas palavras...mas nos olhos dessas pessoas.
Ela comentou comigo, sobre seu retrato, que o que mais havia gostado nele eram os olhos...que tinham a esperança dentro deles, ainda, que jamais morreria.
A esperança de poder continuar seu trabalho com as pessoas.
Não foi uma coincidência.
Quando pintei seu retrato me concentrei nos olhos e principalmente neles. Herança talvez de meu pai, que me ensinou que um retrato- antes de tudo- está nos olhos...a gente pode não ser fiel quande desenha uma boca, o formato de um rosto...mas os olhos...
Eles são a alma do retrato, a alma das pessoas, além das próprias palavras, além de um mero discurso...
Esse é o caso de Sonia Furlan...o que ela diz está em seus olhos.
Ou o que ela canta.
Eu a ouvi cantar Imagine, de John Lennon- e espero
não estar cometendo aqui nenhuma indiscrição- no dia de seu aniversário. Lindo, realmente:
You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one

Verdade.

Marco Angeli, junho de 2007

120 x 100 cm, carvão e acrílico sobre canvas, 2007

5 comentários:

  1. Marco,
    Parabéns pelo retrato..incrível.. Os olhos tem realmente uma expressão viva!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito triste certos pensamentos, os politicos e pessoas envolvidas não são Deus nem mto menos super herois disposto a salvar o mundo mas são pessoas como nós se chegaram onde está merito deles, e eu como jovens não estou envolvida na politica sou apenas moradora da cidade de barueri q eu tanto amo.
    se não vamos ajudar com comentario...melhor cada um fazer sua parte Papai do ceu la em, cima ve tdo e dele não podemos esconder nada...

    ResponderExcluir
  3. A primeira dama Sonia Furlan gostaria de falar com voce via email, mas é uma pena que nao tenho seu endereço eletronico sou pastora Aliã de Osasco gostaria de saber das areas do centro social de Barueri pois faço trabalho com mulheres aqui em Osasco, desde de ja agradeço pela atençao (alia.ag@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde

    Sonia Furlan gostaria muito de marcar um horário com vc, sei que sua agenda é muito cheia mas acredito que um dia vou consegui kkkkkkkkkkkk.

    maria.tarata@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. bom dia sonia

    sou moradora de barueri ha mais de 17 anos,tenho 2 filhas ,pago aluguel e estou na luta para realizar o sonho da casa própria.porem qndo se paga aluguel e se tem filhos,tudo fica mais dificil.sou separada e não recebo auxilio algum do pai.ja me inscrevi em varios sorteios de barueri para os apratmentos,porem nunca fui sorteada.atualmente estou desempregada a procura de emprego.mando varias cartas para programas de televisão,para um dia conseguir realizar esse sonho.próximo onde moro,esta a venda uma casa no valor de cem mil,(valor de um terreno aqui em barueri)seria o maior sonho da minha vida e das minha filhas,conseguir comprar essa casa com a ajuda de alguem.não quero luxo sonia,apenas um lugar que eu possa deixar para minhas filhas viverem.gostaria muito de falar com voce pessoalmente e expor minha situação.pedi ajuda para alguns vereadores,porem nada me foi dito.esse é um desabafo de uma mãe desesperada.desculpe..e obrigada.

    (lio_lili_542@hotmail.com)

    ResponderExcluir